Formulário de busca


banner-todos-por-ela

News

Here you are inform about ALS news and the IPG actions

 


Esclerose Lateral Amiotrófica é retratada em Malhação: Vidas Brasileiras

Published: 07/16/2018

O drama de quem é diagnosticado e convive com a ELA ganhou espaço na TV e é retratado em "Malhação: Vidas Brasileiras".
Na novela, a personagem Amanda, interpretada pela jovem atriz Pally Siqueira, começa a ter os primeiros sintomas da doença e, após sofrer um acidente doméstico, vai em busca de apoio médico e é diagnosticada com ELA. 

A Esclerose Lateral é mais comum 
em homens com idades entre 65 e 74 anos mas, ainda assim, há casos raros na literatura médica que revelam a incidência da ELA em pacientes jovens.

O Instituto Paulo Gontijo é parceiro da Rede Globo nessa causa e prestou consultoria sobre o tema com informações de diagnósticos e tratamentos adequedos. 

O IPG acredita na importância desta iniciativa e reforça que, mesmo que de forma adaptada, é possível conviver com a ELA e adequar a rotina às novas necessidades. Seguir vivendo é a melhor resposta ao diagnóstico da doença.

Malhação: Vidas Brasileiras vai ao ar de s
egunda a sexta, às 17h45.
 

Você encontra mais informações sobre a novela em: 
https://redeglobo.globo.com/Responsabilidade-Social/noticia/a-esclerose-lateral-amiotrofica-ela-e-retratada-em-malhacao-vidas-brasileiras.ghtml

Sobre a ELA:

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é um diagnóstico que muda para sempre a vida de todos por ela atingidos, sejam pacientes, familiares, amigos ou cuidadores. O nome se refere ao aparecimento de lesões cicatriciais (esclerose) que envolvem a porção lateral da medula espinhal e levam à atrofia muscular (amiotrófica).
 
 
Incidência
Adultos de todas as idades podem desenvolver ELA, porém, sua frequência é maior na população entre 65 e 74 anos. Também ocorre um pouco mais assiduamente em homens do que em mulheres (1,8 homem para uma mulher). Fora áreas de alta incidência no Japão e na ilha de Guam, a ocorrência de ELA parece ser uniforme ao redor do mundo. Estima-se que um a três novos casos por 100 mil habitantes apareçam a cada ano e que aproximadamente seis pessoas tenham ELA em cada grupo de 100 mil. Por esses dados pode-se estimar que 12 mil pessoas no Brasil sofram da doença.
 
 
Genética
A grande maioria dos casos são o que chamamos de ELA esporádica, e não é conhecida a causa desse mal. Hipóteses levantadas incluem infecções virais, exposição a toxinas, alterações hormonais e ativação do sistema imunológico. No entanto, nenhuma dessas pode ser confirmada em estudos epidemiológicos. O mais provável é que não haja uma causa única, mas diferentes fatores que possam desencadear a enfermidade em indivíduos predispostos.
 

Somente 10% dos casos de ELA são de origem genética. Já foram identificados alguns genes envolvidos na ELA familiar, mas ainda há outros a serem descobertos. Quando há mais de um membro na família diagnosticado com ELA, é possível fazer o exame genético para identificar a mutação e testar se há outras pessoas com o mesmo gene defeituoso. Entretanto, cabe lembrar que apenas ter o gene não significa que a pessoa desenvolverá a doença, há outros fatores envolvidos no desenvolvimento da mesma.

SOBRE O IPG: 

O Instituto Paulo Gontijo (IPG) é uma organização privada, sem fins lucrativos (OSCIP), composta pelos conselhos deliberativo, fiscal e consultivo, diretoria, comissão de prêmios, equipe administrativa e voluntários.

Nosso objetivo é desenvolver ações para humanização do atendimento dos profissionais, pacientes e seus familiares, a fim de fortalecer políticas públicas em saúde e a melhoria da qualidade de vida, e também incentivar pesquisas científicas que aumentem o nível de conhecimento, diagnóstico e cura da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

O IPG foi idealizado em 1999 após o físico e engenheiro civil Paulo Gontijo ter sido diagnosticado como paciente da ELA. Paulo buscou incansavelmente a causa e a cura da doença e projetou os primeiros passos de como seria a Instituição e qual deveria ser sua contribuição em prol da ciência. Em 2005, três anos após seu falecimento, a família Gontijo fundou o Instituto.

 

 

back

Register now (Patients)

Fill out the information below

data personal

Formulário de cadastro para profissinais Próximo

area action

área de atuação - Médicos

Doctors

área de atuação - Fisioterapia

phisiotherapy (can tick more than one option)

área de atuação - Terapeuta ocupacional

occupational Therapist

área de atuação - Fonoaudiologia

Speech

próximo passo Next

other Professions

outras profissões

MBA (select the highest titer)

outras profissões - Instituição que trabalha

institution that works


already attended ALS patients?


You are bound by any educational institution?


has interest in signing electronic scientific journals?

Leave your contact for patients / others will find you

Notes

Register now (Patients)

Fill out the information below

Formulário de cadastro para pacientes
There are other people in the family with her?
Yes No


Fill out the information below

data personal

Formulário de cadastro para download do manual

Manual ELA

Para receber o nosso manual de ELA gratuitamente envie um e-mail para contato@ipg.org.br e solicite já o seu!