Formulário de busca


banner-todos-por-ela

News

Here you are inform about ALS news and the IPG actions

 


Dr.Rickie Patani é o vencedor do 10º prêmio Paulo Gontijo,

Published: 09/13/2018

 

 

 

 

 

 

dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-align: justify;">  

O Dr. Rickie Patani é o vencedor do 10º prêmio Paulo Gontijo, entregue pelo IPG à cientistas que fizeram importantes descobertas sobre a ELA no último ano.


Patani, que também é professor associado no Instituto de Neurologia da  University College London e do Francis Crick Institute, no Reino Unido, tomou como base da sua pesquisa o conceito, já reconhecido pela comunidade científica, de que alterações no RNA - molécula responsável pela síntese de proteínas das células do corpo - podem estar relacionadas ao surgimento da ELA.  A partir daí, Patani se propôs à reprogramar células da pele de um indivíduo com ELA para gerar células neuronais e identificar alterações em neurônios motores.
É aí que surge uma informação inédita: interações entre o RNA e uma proteína específica, conhecida como SFPQ, representam  um novo marcador para identificar casos de ELA familiar e esporádica.

O laboratório do Dr. Patani também analisou modelos transgênicos de camundongos e tecido post-mortem humano de casos esporádicos de ELA, e comprovou os primeiros resultados.


Com o estudo, o Dr. Patani abre portas para avaliar novos marcadores que causam a ELA e ajuda a comunidade científica a pensar em novas estratégias terapêuticas para o tratamento da ELA.


O trabalho do ganhador do 10° Prêmio Paulo Gontijo  também enfatiza a importância da interdisciplinaridade e da ciência em equipe, integrando biologia de células-tronco, biologia do desenvolvimento, neuropatologia, bioinformática e biologia de RNA.


“Fomentar pesquisas científicas como a do Dr. Patani é a principal missão do Prêmio Paulo Gontijo e do IPG. Queremos ressaltar a importância do investimento em pesquisas, estimulando novos pesquisadores a desenvolverem estudos que nos levem, o quanto antes, a desvendar os mistérios da ELA, possibilitando a chegar a descoberta de tratamentos mais efetivos para os pacientes com a doença”, conclui Marcela Gontijo, presidente do IPG.   

Sobre o Prêmio

O Prêmio Prêmio Paulo Gontijo fomenta, desde 2007, as pesquisas científicas relacionadas à descoberta da causa e cura da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A partir de 2011, o Prêmio passou a ser concedido anualmente e conta com a parceria internacional da MND Association, da Internacional Alliance of MND/ALS associations e da European Network for the Cure of ALS ENCALS (http://www.encals.eu), além de toda comunidade científica internacional.

O vencedor receberá o valor de US$ 20 mil além de uma medalha de ouro.
Os prêmios serão entregues na abertura do 29º Simpósio Internacional de ELA/DNM, em Glasgow, na Escócia, dia 7 de dezembro.

O Simpósio é organizado pela "Motor Neuron Disease Association" (Associação de Doenças Neuromusculares) e o vencedor apresentará, durante a abertura do evento, o resultado do trabalho premiado.

O IPG orgulha-se de seus premiados que continuam participando de importantes estudos científicos sobre a causa e a cura da ELA.

IPG
Idealizado por Paulo Gontijo, físico e engenheiro apaixonado pela ciência e portador de ELA, o IPG foi fundado em 2005 para promover pesquisas científicas e disseminar informações sobre a doença, além de desenvolver ações de humanização do atendimento de famílias que convivem com o diagnóstico. É autor do livro “A tese de um condenado”, autobiografia que traz relatos detalhados sobre a ELA e suas possíveis causas..

 

 

Crédito: ‘The Francis Crick institute | Dave Guttridge

 

 

 

 

 

 

 

back

Register now (Patients)

Fill out the information below

data personal

Formulário de cadastro para profissinais Próximo

area action

área de atuação - Médicos

Doctors

área de atuação - Fisioterapia

phisiotherapy (can tick more than one option)

área de atuação - Terapeuta ocupacional

occupational Therapist

área de atuação - Fonoaudiologia

Speech

próximo passo Next

other Professions

outras profissões

MBA (select the highest titer)

outras profissões - Instituição que trabalha

institution that works


already attended ALS patients?


You are bound by any educational institution?


has interest in signing electronic scientific journals?

Leave your contact for patients / others will find you

Notes

Register now (Patients)

Fill out the information below

Formulário de cadastro para pacientes
There are other people in the family with her?
Yes No


Fill out the information below

data personal

Formulário de cadastro para download do manual

Manual ELA

Para receber o nosso manual de ELA gratuitamente envie um e-mail para contato@ipg.org.br e solicite já o seu!